Você percebeu como a fotografia ganhou importância nas redes sociais nos últimos anos? Prova disso é que todo mundo hoje em dia tem um tripé e uma ring light e não há quem não queira publicar uma bela foto e receber uma chuva de likes e comentários.
Alguns especialistas creditam esse fenômeno ao crescimento do número de usuários da maior rede social de imagens da atualidade: o Instagram.
Nela, a fotografia comercial também ganhou mais atenção com o aumento do número de pequenos empreendedores, marcas e profissionais liberais que passaram a usar a rede. Afinal, produzir uma boa imagem pode aguçar a necessidade de consumo do público.
Outros, no entanto, acreditam que a importância da imagem nas redes sociais aumentou depois que tivemos que ficar em isolamento social nos últimos dois anos.
Durante o isolamento, passamos a usar as redes para nos relacionar, trabalhar e consumir. A fotografia passou a ser a nossa apresentação para o mundo e para as pessoas, comunicando nossos objetivos, emoções, valores e crenças.
Sua apresentação para o mundo
A fotografia na rede social te apresenta e conta a história da sua vida ou do seu produto. Ela mostra para o mundo aquilo que você quer comunicar.
Há quem não dê muita importância para a qualidade da imagem ou enquadramento. O que acaba resultando em fotos cortadas e sem foco. No entanto, ainda assim ali existe o recorte de uma história.
Por isso, uma boa fotografia pode ajudar que esse recorte da sua história seja bem contado. Ainda que você apresente um produto, uma boa imagem dele pode falar muito sobre a sua marca e criar conexão e identificação com o seu público.
A boa foto atrai
Você já olhou para alguma foto no Instagram e sentiu uma grande identificação a ponto daquela imagem tocar a sua alma?
Isso acontece, porque a fotografia cria uma conexão rápida. Em poucos instantes, ela pode te trazer várias emoções e te motivar a tomar uma ação.
Um bom exemplo é quando vemos uma bela imagem de uma praia passando pelo feed e logo procuramos a localização e pesquisamos o preço de uma viagem para o tal lugar.
Aquela foto despertou desejo, alegria, esperança a ponto de querermos aquele lugar. E desta mesma forma acontece com pessoas e produtos nas redes sociais.
Não é à toa que influencers digitais investem em belas fotos. Por meio das imagens, eles vendem um estilo de vida. Quanto melhores as fotos, mais seu público se sente atraído.
Profissionalismo para o seu perfil
As redes sociais atualmente são utilizadas tanto para o relacionamento entre pessoas, quanto para o comércio de produtos e serviços.
Por isso, hoje em dia, uma marca que não esteja em, pelo menos, duas redes sociais pode ser considerada ultrapassada. Isso porque, como falamos na introdução deste artigo, o consumo por essas mídias cresceu muito nos dois últimos anos em função da pandemia.
As lojas físicas abriram perfil nas redes e passaram a caprichar nas imagens do feed para apresentarem seus produtos da melhor forma possível.
Profissionais liberais também passaram a investir em boas fotos para suas mídias. Uma foto que cumpre sua mensagem pode trazer profissionalismo e autoridade para quem vende serviços e projetos, sendo essencial para quem quer ter evidência na rede.
E você? Acha que uma boa fotografia também pode ser importante para a sua rede social? Entre em contato comigo por aqui que vai ser um prazer te ajudar!